Você conhece a história do eunuco etíope? É uma história que às vezes é esquecida ou ignorada, mas exemplifica o que pode acontecer quando os cristãos seguem a liderança do Espírito Santo, mesmo quando parece contraintuitivo para suas circunstâncias. Também mostra o papel de Deus na evangelização, pois Ele trabalha até nos menores detalhes para que o Evangelho possa se espalhar até os confins da Terra. Vamos dar uma olhada mais de perto neste encontro incomum em uma estrada deserta entre Filipe e o eunuco etíope.
Navegue pelo Índice
ToggleQuem foi o Eunuco Etíope?
Temos apenas uma breve introdução ao eunuco etíope, mas podemos aprender muito com um único versículo:
“Eis que um homem etíope, eunuco, mordomo de Candace, rainha dos etíopes, que era superintendente de todo o seu tesouro, tinha ido a Jerusalém adorar” (Atos 8:27).
Primeiro, sabemos que o homem era um estrangeiro, um homem da Etiópia na África, que ficava além do Egito e a uma longa distância de Jerusalém. O comentário de Matthew Henry sugere que os etíopes eram menosprezados como a mais mesquinha das nações, mas Deus havia arranjado esse encontro.
Segundo, sabemos que ele era uma pessoa notável, uma grande autoridade. Ele supervisionava o tesouro da Rainha Candace, então ele era um indivíduo respeitado e confiável. Ele também tinha a liberdade de viajar como quisesse, já que estava longe de casa.
Terceiro, ele era um prosélito da religião judaica. Ele tinha vindo para adorar em Jerusalém, e a grande distância que ele viajou sugere que ele era devoto em sua crença.
Como Filipe encontrou o Eunuco Etíope?
Filipe estava ocupado trabalhando em Samaria depois que os outros apóstolos retornaram a Jerusalém. Ele provavelmente estava trabalhando em planos para continuar o crescimento da igreja quando foi interrompido:
“Então um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para o sul, pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza. Este lugar é deserto” (Atos 8:26).
Este chamado não foi apenas um empurrão do Espírito Santo. Deus enviou um anjo com uma mensagem. A mensagem era estranha o suficiente para justificar um mensageiro angelical real porque ele disse a Filipe para ir por uma estrada para o deserto. Tenho certeza de que Filipe não teria pensado em ir por aquele caminho para procurar alguém para compartilhar o evangelho quando ele já tinha um ministério próspero onde estava. Provavelmente parecia uma distração indesejada sair vagando pelo deserto, mas uma visita angelical não era algo a ser descartado.
Filipe encontrou o eunuco etíope sentado em sua carruagem na estrada deserta e lendo Isaías. O Espírito Santo então cutucou Filipe para alcançar a carruagem. Ele perguntou ao eunuco se ele entendia o que estava lendo, e o eunuco lhe fez uma pergunta. Ele convidou Filipe para se juntar a ele na carruagem, e Filipe começou a explicar o evangelho usando Isaías 53:7-8.
Este é um exemplo perfeito de evangelismo:
- Siga a liderança do Espírito Santo.
- Conheça as pessoas onde elas estão.
- Compartilhe as boas novas de Jesus Cristo.
Embora este seja um excelente exemplo de como evangelizar, por que Deus usou tal intervenção divina para alcançar o eunuco etíope? Porque Deus sabia que o status importante do homem em seu próprio país levaria à propagação do evangelho em uma terra não alcançada. A submissão de Filipe à liderança do Espírito para testemunhar a um homem em uma estrada deserta levaria a uma colheita de almas que ele nunca teria sonhado por conta própria.
Como o Eunuco Etíope respondeu ao Evangelho?
Depois que Filipe pregou sobre Jesus ao eunuco etíope, ele apontou para um pouco de água na beira da estrada e perguntou: “O que me impede de ser batizado?” (Atos 8:36). Deus já estava trabalhando no espírito do homem, então ele estava pronto para a salvação. O eunuco confessou sua crença em Cristo, então Filipe o batizou imediatamente. O eunuco etíope não demorou. Ele viu sua necessidade, confessou Cristo como Senhor e imediatamente quis ser batizado.
Esta história de encontro e conversão é o cumprimento de Isaías 56:3-5, que profetiza sobre um estrangeiro e um eunuco que guarda os sábados de Deus e que será adotado na família de Deus devido a sua fé. Embora a maioria não pensasse muito bem deste povo, Deus os amou e abriu um caminho para que o Evangelho os alcançasse por meio deste encontro não convencional.
O Salmo 68:31 também profetiza sobre a conversão da Etiópia: “Enviados sairão do Egito; a Etiópia estenderá rapidamente suas mãos a Deus.” A abertura do eunuco etíope ao evangelho e sua confissão de fé abriram um caminho para uma nação que muitos desprezavam. O plano de Deus para a salvação sempre foi destinado a “todo aquele” que viria.
O que os cristãos podem aprender com a história do eunuco etíope?
Podemos aprender algumas coisas sobre fé e obediência tanto com Filipe quanto com o eunuco etíope:
- A obediência de Philip em seguir o Espírito levou a uma nomeação divina de enormes proporções, embora ele não a reconhecesse na época. Nós também devemos ser fiéis e obedientes para responder às nossas próprias nomeações divinas, porque nunca podemos saber o tipo de impacto que isso causará.
- O eunuco etíope estava estudando as Escrituras, embora não as entendesse completamente. Como cristãos, precisamos ser diligentes no estudo das escrituras e, como o eunuco, buscar ajuda quando não entendemos o que estamos lendo.
- Embora o eunuco não entendesse a Escritura que lia, ela ainda o atraía. O Espírito Santo já estava trabalhando no espírito do eunuco para que ele estivesse pronto para Filipe compartilhar Jesus Cristo com ele. Não precisamos ter medo de testemunhar porque achamos que não sabemos o suficiente. As Escrituras e o Espírito Santo têm o poder; somos apenas o canal. Quando estamos dispostos a deixar Deus nos usar, Ele fará o trabalho.
- Tanto Filipe quanto o eunuco etíope foram fiéis ao seu chamado, sendo obedientes. Nenhum dos dois discutiu com Deus ou procrastinou. Eles foram imediatamente obedientes aos comandos de Deus. Devemos nos esforçar para fazer o mesmo.
Por que a história do Eunuco Etíope é Significativa?
Se lermos muito rápido esta história, é fácil perder a importância deste encontro incomum em uma estrada deserta. Deus planejou o momento para que o eunuco etíope estivesse naquela estrada específica ao mesmo tempo que Filipe, lendo uma escritura que apontava diretamente para Jesus Cristo. Nada disso foi coincidência. Foi planejado. Na verdade, o encontro foi profetizado no Antigo Testamento.
Por causa desse encontro, o evangelho se espalhou para um país estrangeiro. Deus não apenas preparou Filipe para encontrar um homem comum. Ele o enviou a um homem que tinha poder e autoridade para que a palavra do evangelho se infiltrasse até mesmo no palácio, para que tivesse a maior oportunidade de se espalhar por todo o país.
Nunca sabemos para quais compromissos divinos, Deus nos chamará, mas precisamos estar abertos aos cutucões do Espírito. O que parece uma interrupção em nossos assuntos diários pode acabar sendo um compromisso divino que tem repercussões internacionais. Mesmo que seja um compromisso divino com um único indivíduo, sempre que uma pessoa aceita Cristo como Senhor, isso tem um significado eterno.
Então, vamos tentar manter nossos olhos e ouvidos espirituais abertos para ouvir a voz de Deus para que nunca percamos um encontro divino, não importa quão pequeno ele pareça, porque Deus usa todos esses pequenos momentos como parte de Seu plano divino para a humanidade. Deus está intimamente envolvido em todos os detalhes, mas temos que estar dispostos a nos submeter à liderança de Deus se quisermos colher as recompensas.
1 Comentário
Essa história me emociona toda vez. Deus orquestrou cada detalhe desse encontro para mostrar que o Evangelho é para todos, sem exceções. O eunuco era alguém à margem, mas foi alcançado, acolhido e batizado. Isso me lembra que ninguém está fora do alcance da graça.
Obrigado pelo comentário, Deus te abençoe!