Quem foi Apolo na Bíblia?

Um pregador apaixonado e um judeu educado. Um homem que conhecia bem as escrituras que eventualmente se tornou um líder na igreja. Essas foram algumas das características definidoras desse homem, Apolo.

O Novo Testamento não detalha suas ações extensivamente, mas seu trabalho ajudou significativamente muitos na igreja florescente do primeiro século. Ao olharmos para sua vida, há dois objetivos simples: ajudar você a saber quem ele era e ajudar você a tornar sua vida relevante para você hoje.

Onde Apolo é mencionado no Novo Testamento?

Somos apresentados a Apolo pela primeira vez em Atos 18, onde esse homem judeu aparece em Éfeso pregando as escrituras. A maneira como as escrituras o descrevem pinta um quadro claro de quem ele é.

Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, um orador eloquente que conhecia bem as Escrituras, chegou a Éfeso vindo de Alexandria, no Egito (Atos 18:24).

Neste versículo, descobrimos que Apolo era um judeu de Alexandria, o que significa que ele provavelmente era um judeu helenístico (mais sobre isso depois). Ele tinha uma educação extensa com o comando das Escrituras. Por ser um orador eloquente, ele conseguia se comunicar bem com os outros. A partir desta introdução em Atos e suas outras menções por Paulo em 1 Coríntios e Tito, este judeu alexandrino se tornaria um líder poderoso nesta crescente igreja primitiva.

O que podemos aprender sobre Apolo a partir de sua história?

Como a Bíblia não nos conta muito sobre Apolo, podemos tentar fazer algumas inferências, especialmente quando consideramos que ele veio de Alexandria. Muito provavelmente, isso desempenhou um papel importante em como ele ganhou sua educação e por que ele veio para Éfeso com um excelente conhecimento das Escrituras.

Nessa época do primeiro século, Alexandria era a maior cidade do Egito e uma das maiores do mundo. Era uma cidade que tinha importância econômica para o império romano devido a sua localização no Mar Mediterrâneo. Além disso, Alexandria era um centro de aprendizado e cultura, e continha diversas religiões.

A cidade também tinha uma grande população judaica helenística. Eram judeus que falavam hebraico e grego, então eles podiam se envolver na cultura grega, enquanto se apegavam às suas raízes e tradições judaicas. Foi provavelmente onde Apolo recebeu sua educação, e como esta era uma cidade com muita diversidade religiosa, ele teve amplas oportunidades de se envolver com pessoas que podem ter visões opostas às escrituras.

Como começou o ministério de Apolo?

Atos 18 nos dá uma visão do início do ministério de Apolo, pelo menos no que se refere à sua influência na igreja.

“Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era um homem culto, com um profundo conhecimento das Escrituras. Ele havia sido instruído no caminho do Senhor, e falava com grande fervor e ensinava sobre Jesus com exatidão, embora ele conhecesse apenas o batismo de João.” (Atos 18:24-26)

Certamente, ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Ao ouvirem Apolo, Priscila e Áquila o acolheram em sua casa e lhe ensinaram com mais clareza sobre o caminho de Deus.

Apolo aparece em Éfeso e começa a contar às pessoas sobre Jesus. Ele vai à sinagoga e confronta os judeus, ensinando-lhes a verdade sobre Jesus. A Bíblia menciona que ele só conhecia o batismo de João, que era um batismo de arrependimento. Embora ele acreditasse que Jesus era o Messias, ele não estava ciente da obra completa de salvação que Jesus tornou disponível a todos os crentes, que incluía o batismo e a habitação do Espírito Santo.

Priscila e Áquila: A Importância do Discipulado na Jornada de Apolo

O que torna a história de Apolo ainda mais especial é a influência de Priscila e Áquila em sua caminhada. Eles reconheceram seu conhecimento e zelo pelas escrituras. Ao ver isso, eles o ajudaram a entender a salvação e a obra de Jesus completamente.

Este foi um exemplo primoroso de como o discipulado deve parecer e avançou ainda mais a capacidade de Apolo de representar bem o evangelho. De Éfeso, ele continuou para Acaia, onde ajudou aqueles novos crentes em sua compreensão das escrituras.

“Quando Apolo quis ir para a Acaia, os irmãos e irmãs o encorajaram e escreveram aos discípulos de lá para o receberem. Quando ele chegou, ele foi uma grande ajuda para aqueles que pela graça haviam crido. Pois ele refutou vigorosamente seus oponentes judeus em debate público, provando pelas Escrituras que Jesus era o Messias” (Atos 18:27-28).

O que fez de Apolo um professor poderoso?

Apolo veio a Éfeso com a missão de pregar sobre Jesus nas sinagogas. Ele deixou Éfeso com outra missão para levar a mensagem do evangelho a outras regiões e fortalecer os crentes nessas áreas.

Como ele cresceu em Alexandria, entre muitas religiões, ele parecia muito confortável em debater com outros, especialmente judeus, e provar a eles nas Escrituras que Jesus era o Messias. Você deve se lembrar, tudo o que eles tinham naquela época era o Antigo Testamento. Este é um encorajamento para nós hoje, saber que você pode provar que Jesus é o Messias diretamente do Antigo Testamento.

Apolo causou divisão na igreja de Corinto?

Com o tempo, Apolo cresceu e se tornou um líder proeminente na igreja, ajudando muitos. No entanto, como Apolo era um líder tão extraordinário, um resultado de sua liderança foi que ela criou divisão na igreja de Corinto.

“Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; “eu de Apolo”; “eu de Pedro”; e “eu de Cristo”. 13 Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo?” (1 Cor. 1:12-13).

O que estava acontecendo na igreja de Corinto era uma consequência não intencional da liderança. Quando você lidera, as pessoas seguem. Até mesmo líderes terríveis têm seguidores, então esse problema só aumenta quando há bons líderes. A evidência parece mostrar que Apolo era um bom líder. Em resposta a essa crise de divisão, Paulo colocou a ênfase do povo de Corinto de volta em Cristo e não em Apolo ou qualquer outro líder terreno.

O que podemos aprender com a vida e o ministério de Apolo?

Como você progride de judeu helenístico, sabendo apenas sobre o batismo de João, para se tornar um líder na igreja, ajudando as pessoas a crescerem em sua ? Embora tudo isso reflita a vida de Apolo, vamos tornar isso pessoal para ver quais lições podemos aplicar às nossas vidas a partir dele.

Prepare-se quando ninguém estiver olhando

Se você quer seguir qualquer tipo de ministério público, seja ensinando, pregando, cantando, ou quer seguir qualquer tipo de carreira, é importante reconhecer que treinamento e preparação geralmente acontecem na obscuridade.

São as horas de leitura, estudo, prática e aprendizado que acontecem fora dos olhos do público que são mais críticas para seu desenvolvimento. Quando você lê como eles descreveram Apolo, fica claro que ele investiu anos de aprendizado e estudo antes de aparecer em cena e começar a pregar.

Ninguém simplesmente chega e fica instantaneamente bom no que faz. Há horas no escuro, nos bastidores, fora da vista de todos, necessárias para você se desenvolver e se preparar para o que está prestes a fazer. Seja lá o que você esteja buscando, seja trabalhar no ministério ou no espaço secular, você deve se preparar quando ninguém estiver olhando. Se não o fizer, não estará pronto quando todos estiverem olhando.

Você não sabe de tudo     

A Bíblia nos diz que Apolo veio a Éfeso como um homem educado e um orador talentoso. Ele sabia o que sabia, mas era humilde o suficiente para reconhecer que não sabia tudo. Não sabemos o nível de educação de Priscila e Áquila, e é bem possível que eles fossem menos educados do que Apolo.

No entanto, quando eles levaram Apolo para discipular, ele não os rejeitou. Ele acolheu a instrução deles e, por ser humilde o suficiente para fazer isso, isso o tornou melhor no que fazia. Da mesma forma, seja humilde o suficiente para saber que Deus envia pessoas para sua vida para que você aprenda com elas.

Se elas têm mais ou menos educação ou experiência do que você é irrelevante, você pode aprender algo com elas. Esquecer disso é uma coisa que vai prejudicar seu crescimento e desenvolvimento.

Use seus dons para servir aos outros

Apolo tinha o dom de falar, ensinar e debater, e ele usou seus dons para servir aos outros e promover o evangelho. Qualquer dom que Deus colocou em você, não é apenas para seu benefício. Ele quer que você o use para servir aos outros.

Não use seus dons apenas para servir aos seus próprios propósitos ou para se edificar. Reconheça que Deus lhe deu o dom de servi-lo, servir ao corpo de Cristo e servir àqueles no mundo ao seu redor. O desejo de Apolo de servir ao corpo de Cristo e edificar os outros é possivelmente o que o tornou um líder influente.

VEJA TAMBÉM:

Quem foi Ananias?

Vailton Monteiro

Sou bacharel em Direito, apaixonado por escrever, ler e, acima de tudo, um cristão dedicado a viver e compartilhar os princípios de fé que transformam vidas.

Vailton Monteiro

Sou bacharel em Direito, apaixonado por escrever, ler e, acima de tudo, um cristão dedicado a viver e compartilhar os princípios de fé que transformam vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Inspiração diária, transformação eterna.

Contato

Copyright © 2025 Seu blog cristão. Todos os direitos reservados.